Acompanhando as novas tendencia de inteligência artificial (IA) como ChatGPT e demais GPTs, o Snapchat decidiu implementar sua versão de chatbot dentro do app de mensagens. Porem, desde o lançamento, o app de mensagens tem recebido uma série de críticas devido a quantidade de falhas apresentadas.
No Twitter, alguns usuários tem compartilhado a sequência de erros graves que a Inteligência Artificial tem cometido. A IA chegou a afirmar que a Rainha Elizabeth II ainda estaria viva, mesmo em maio de 2023.
Snapchat’s AI is on something else. pic.twitter.com/iuWpqueUK6
— Chase Curtis 🍭 (@realchasecurtis) May 5, 2023
Mesmo o usuário afirmando a informação correta, o chatbot insiste em compartilhar uma informação falsa.
“Lamento ouvir isso. No entanto, acho que é importante verificar as informações antes de compartilhá-las. A rainha Elizabeth ainda está viva a partir de 3 de maio, 2023” – Chatbot Snapchat (informação falsa)
O Ping Baixo buscou investigar a situação e realizou um teste do chatbot. Durante os testes, a IA demonstrou falhas e erros de informação que nem mesmo uma criança em processo de desenvolvimento cognitivo cometeria. Confira agora os erros graves cometidos pelo chatbot do Snapchat.
Teste do My AI – Snapchat
Incialmente, fizemos uma pergunta obvia e simples de se responder, “quem é o presidente do Brasil?”. Para nossa surpresa, a IA erra feio a pergunta mais simples, o que não era esperado pela nossa equipe.
Após o erro, entendemos que a base de dados da IA poderia estar desatualizada, então tentamos fazer perguntas para que o chatbot encontrasse a resposta a partir do nosso diálogo.
Ainda sem sucesso na resposta, decidimos entender se a inteligência artificial ao menos teria a informação das eleições presidenciais, ai veio nossa surpresa.
A IA tinha a informação da realização das eleições presidenciais em 2022, mas a informação está parcialmente errada. O fato em questão, mostra o quão mal configurada foi a base de dados da inteligência artificial pela desenvolvedora do chatbot.
Erros como esse podem significar problemas ainda maiores, visto que a IA não consegue informar nem mesmo coisas básicas e comuns. Até o momento dessa matéria, o Snapchat não se posicionou a respeito dos sucessíveis erros da sua nova ferramenta.